(31) 3653-5676 / contato@buffetcarrossel.com.br

    • (31) 99856-7757

Consumo infantil – consciência e respeito

Por:Buffet Carrossel
Sem categoria

09

jan 2020

A publicidade e o consumo infantil vem sendo amplamente discutidos e isso tem trazido grandes melhorias em prol da segurança e da saúde infantil. Podemos aprender mais sobre o assunto acompanhando o trabalho da organização Criança e consumo, e em âmbito internacional do Commercial-free childhood.

Esse é um assunto muito sério e de implicações mais profundas do que um olhar simplista pode revelar. No entanto, hoje queremos abordar um viés específico dentro desta área: consumo infantil com consciência e respeito. Vamos lá?

Consumo consciente

Consumo consciente é uma necessidade, não importa a idade do consumidor. Vivemos em um planeta no qual a maioria dos recursos não são renováveis, e para garantir o nosso bem-estar e o das gerações futuras é mandatório modificarmos nossos hábitos de consumo.

Todos consumimos, isso é fato. A regulamentação da publicidade infantil é um ganho enorme justamente por proteger a classe mais frágil de consumidores, a infantil. Mas isso não muda o fato de crianças serem consumidoras, portanto, cabe a nós pais, sabermos como lidar com isso de forma saudável tanto para nós, quanto para eles e também para a sociedade.

Consumo respeitoso

Quando se fala de consumo respeitoso, costuma-se discutir o respeito para com o meio ambiente e para com a sociedade em geral, mas hoje queremos conversar sobre maneiras respeitosas de conduzir nossos filhos dentro de uma sociedade alicerçada no consumir.

É importante ensinar nossos filhos que os recursos são finitos, bem como conversarmos sobre o valor do dinheiro. No entanto, há que se ter cuidado com a abordagem que fazemos. Sabe-se que tudo que colocamos foco tende a crescer, maximizar, e não é diferente quando falamos de consumo e dinheiro.

Percebe-se que, muitas vezes, em lares nos quais o maior foco é a negação ou a não permissão do consumo, o hábito de consumir passa a ser mais valorizado pelos pequenos, e o poder consumir passa a ser um objetivo para a vida adulta. Quanto maior for o foco dos pais em dizer não, a chance de a criança hipercompensar buscando exatamente o oposto da mensagem passada é bem grande. Vamos entender o porquê.

O consumo, as necessidades e a construção de relacionamentos

Sabemos que é preciso ensinar aos filhos a respeito do consumismo desnecessário e do uso consciente dos recursos financeiros, porém o consumo vai muito além de apenas atender necessidades.

Ele passa por desejos (criados externamente ou não) e por construção de relacionamentos. Por isso, reprimir completamente as escolhas infantis pode ser prejudicial para sua autoestima e para sua relação com o dinheiro.

Nossos filhos têm necessidades, e dentro do leque de opções disponível para atende-las, como seres pensantes querem ter um mínimo de liberdade de escolha, sempre conduzido pelos pais, é claro.

É diferente dizer ao seu filho que não comprará uma mochila de personagem porque isso é uma bobagem, e dizer a ele que ele pode escolher entre duas ou três opções de mochila dentro do orçamento de vocês, por exemplo. Sabe por quê?

Ele percebe

Seu filho percebe que você, ao comprar algo para atender a uma necessidade ou desejo pessoal, pensa, reflete, escolhe, e que muitas vezes suas escolhas não passam apenas pela utilidade ou preço, mas por seus gostos pessoais e até mesmo um desejo de fazer um agrado a si mesmo.

Ele também percebe quando você investe um pouco mais de tempo ou recursos oferecendo um presente inesperado para um amigo ou familiar, fora de uma data específica, só para demonstrar que se lembrou da pessoa.

Ele percebe ainda que outras crianças tem a possibilidade de escolha garantida, o que demonstra respeito para com sua individualidade e desejos. Você se sente valorizado quando sua voz é ouvida? Quando seus desejos são levados em consideração? Pois é, seu filho também.

Quando ele, que vê tudo isso e percebe que não tem um mínimo de possibilidade de escolhas, ou não se vê surpreendido por um mimo fora de data especial, ele pode entender três coisas:

  • Ele não é digno de receber demonstrações de afeto através de bens materiais;
  • Ele não merece ter sua individualidade respeitada;
  • Dinheiro é a coisa mais importante, e o maior objetivo da vida é tê-lo.

O melhor caminho é o respeito

Então qual é o melhor caminho?

Acreditamos que as crianças devem ser protegidas de toda forma de publicidade infantil e estímulo ao consumo. Isso é primordial para a preservação de sua saúde física e mental.

Acreditamos também que elas são indivíduos, seres pensantes, parte atuante em seus núcleos familiares, e que como tal, precisam e merecem ter sua voz ouvida e suas necessidades respeitadas.

Precisa ter uma mochila de personagem? Não, não precisa. Mas você também não precisaria de um vestido novo para aquela festa, poderia usar o do ano passado, certo? Portanto, se você merece, seu filho também merece.

Somos contra exageros que deturpem o comportamento e o caráter dos pequenos. Nem para um lado – excesso, e nem para o outro, a falta.

No consumo, mais uma vez, o melhor caminho é o respeito.

Já conferiu nossa série?

A Série infantil pelo mundo começou bem! O primeiro capítulo foi em Floripa, já conferiu?

Nós amamos receber pessoas, trocar ideias, compartilhar nossas opiniões e dar dicas valiosas para você. Preparamos até playlist para que sua festa seja inesquecível!

Nosso desejo ajudar a construir famílias cada vez mais unidas e fortes, por isso esperamos sinceramente que nossos textos façam diferença em sua vida!

Agora queremos te conhecer de perto, venha nos visitar!

Estamos convictos de que o nosso espaço, a nossa equipe e os nossos valores vão proporcionar a você uma experiência memorável. Vem bater um papo com a gente!

Se você estava se perguntando qual melhor buffet infantil de BH, acho que agora já sabe a resposta, né? Carrossel Buffet Infantil

Acompanhe-nos no Facebook, no Instagram e no Spotify.

Carrossel Buffet infantil BH


Compartilhe:

Rua Timbiras 2772 – Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG

(31) 3653-5676

contato@buffetcarrossel.com.br

Seg a Sex de 9hrs à 18hrs
Sábados de 08hrs à 13hrs (com agendamento)
Após o horário comercial com hora marcada